TERMAS DE PURITAMA // Deserto do Atacama

Esse lugar é um pequeno paraíso no meio do deserto. Quem diria que numa das regiões mais áridas do mundo encontraríamos tanta água!

Eu tô falando de água em piscinas. Piscinas naturais. Quentinhas. Água aquecida pelos vulcões!

Gostou?

Pois esse banho pode e deve se tornar realidade no Atacama.

Esse lugar se chama “termas de Puritama”. “Puritama” é o nome do rio que cruza a região seca. Na língua indígena local “puritama” significa “aguas calientes” (águas quentes). Não há nome mais perfeito.

Na verdade, trata-se de uma reserva com 8 piscinas naturais. As temperaturas das piscinas variam entre 28 e 33 graus. Já aviso que não dá vontade de sair de dentro delas – já que fora faz um frio danado (pelo menos na época em que eu fui, em maio). 

Outro detalhe que impressiona é o cenário. As piscinas estão rodeadas por montanhas e pedras gigantescas! Você vai se banhar dentro de um imenso cânion. 

Dá uma olhada no que eu estou falando…

11111
Esse aí sou eu, enrolando pra não sair da água.

Como há muitos vulcões no Atacama, a terra aquece com muita facilidade, e a água dos rios também – isso explica o fenômeno das termas.

Alguns viajantes preferem deixar para visitar o lugar mais para o fim da trip – já que é relaxante! Eu, no caso, fiz no meu segundo dia. E achei maravilhoso – depois de chegar cansado por causa dos vôos e conexões.

As piscinas ficam dentro de uma reserva administrada por uma rede hoteleira. O parque cobra 15 mil pesos de ingresso pela manhã (mais ou menos 96 reais) e 9 mil pesos de ingresso pela tarde (mais ou menos 58 reais).

Pela manhã há mais sol – temperatura mais agradável. Pela tarde menos sol – temperatura mais fria (pense nisso).

Você tem duas maneiras de chegar lá: sozinho (de carro próprio), ou de bus com uma agência.

As agências cobram geralmente 15 mil pesos por esse passeio (mais ou menos 96 reais) mas no preço das agências só inclui o transporte terrestre (lembrando que os ingressos é você quem compra, com dinheiro em espécie e sempre na hora).  Se você estiver de carro pode ir sozinho (o trajeto é super fácil) e pagar o ingresso na entrada. Plaquinhas pela estrada vão indicar as “termas de Puritama”.

Nas “termas” há banheiros e vestiários. Nos vestiários você encontra armários para deixar suas roupas (mas não cadeados – isso é você quem tem que levar).

Leve uma roupa seca, toalha, chinelos e – se quiser – roupão, já que faz frio entre uma piscina e outra.

Sempre recomendo que você coloque as roupas de banho por baixo da roupa que estiver usando – pra não perder tempo nos vestiários quando chegar.

O passeio pela agência geralmente é feito pela manhã, a partir das 8:30, e encerra por volta de 13 horas – permitindo que você faça outro tour na parte da tarde.

Se você fizer esse passeio pela tarde começará por volta de 13:30 até 18 horas – permitindo fazer outro passeio pela manhã.

No parque não há restaurantes e nem água para comprar. Leve a sua comida (se quiser) e a sua bebida. Há mesas pertinho das piscinas.

Algumas agências cobram mais caro mas oferecem snacks e drinks – confira antes pra ter certeza.

Mesmo sendo um passeio rápido não deixe de ir. Esse vai ser um dos melhores banhos da sua vida!

termas-puritama-bratacama-4

444444

privado-termas-de-puritama2
Estradinha de madeira entre uma piscina e outra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s